CASAS PRÉ-FABRICADAS & MODULARES: E se as paredes também fossem móveis? Nesta casa modular é assim...
E se as paredes da sua casa fossem também estantes, bancos e armários? Não é ficção científica nem uma ideia futurista, mas sim a proposta real da colaboração hispano-germânica de dois estúdios para uma habitação batizada como House Anton II.
Uma casa experimental no sul da Alemanha que desafia os códigos tradicionais da arquitectura doméstica.
Longe dos blocos de betão ou do tijolo convencional, esta casa é construída sem cola nem parafusos, apenas com madeira local e um engenhoso sistema modular que transforma a estrutura em mobiliário.
Uma espécie de grande móvel habitável, que se monta, desmonta e adapta, sempre em respeito pelo ambiente.
Uma casa modular onde até a estrutura é um móvel
Situada num antigo pomar perto de Augsburgo, a House Anton II nasce como um protótipo de habitação modular sustentável. O seu design, desenvolvido em colaboração entre os estúdios Lux Architect (Alemanha) e Cánovas Arquitectura (Espanha), parte de uma rede tridimensional em madeira de freixo, montada manualmente através de técnicas tradicionais de carpintaria, sem recurso a colas químicas nem a elementos metálicos.
Para os estúdios, "as paredes exteriores e as divisões da House Anton II também funcionam como móveis". E não é exagero: nos 60 centímetros de espessura dos muros estruturais foram integrados armários, estantes e bancos, eliminando a necessidade de mobiliário adicional.
Para além do desafio técnico, o projecto responde a uma premissa ambiental muito clara: não abater árvores desnecessariamente. Por isso, toda a madeira de freixo utilizada provém de exemplares caídos ou abatidos recentemente por razões de segurança na floresta próxima de Siebentisch.
Desta forma, reduz-se a pegada ecológica do transporte e reforça-se a ligação com a paisagem.
Com isso, a árvore da floresta transforma-se em refúgio sem perder a sua identidade material. "O facto de ter sido necessário abater freixos por razões de segurança rodoviária revelou-se uma feliz coincidência", reconhecem os estúdios.
A montagem foi realizada com um sistema de juntas em cauda-de-andorinha e cavilhas de madeira, o que permite desmontar toda a estrutura sem deixar resíduos. Até a instalação elétrica foi integrada dentro das vigas perfuradas, sem interromper a limpeza visual do conjunto.
A madeira, sem tratamento e sem aditivos, respira em harmonia com o ambiente, enquanto as telhas exteriores cortadas à mão garantem protecção contra as intempéries.
Uma casa pequena mas cheia de soluções
O interior da casa é tão minimalista quanto funcional. Ao entrar, encontra-se um pequeno átrio entre grandes vigas de madeira, que funciona como filtro para a sala de jantar, a cozinha e uma casa de banho compacta.
A escada, de um único lanço, conduz a um piso superior aberto, que funciona simultaneamente como quarto, sala de estar e escritório.
Neste piso superior, o design continua a privilegiar a ligação com o exterior: uma grande janela com secretária embutida emoldura o vale de Schmutter, enquanto uma clarabóia ilumina o teto.
No piso térreo, a planta abre-se para fora num ligeiro ângulo, criando amplos beirais que protegem as janelas sem necessidade de cortinas ou sistemas adicionais.
Tudo na House Anton II foi pensado para multiplicar funções e reduzir consumos. Desde o uso mínimo de materiais até à montagem limpa e reversível, o projecto segue uma lógica de reutilização e eficiência. "O projecto caracteriza-se pelo uso de poucos materiais, genuínos e puros... com uma superfície de madeira sem tratamento", explicam os estúdios.
NOTA : Se pretender comentar, terá de se inscrever no Blog, pois somente membros deste blog podem publicar comentários.
Facebook / Grupo de Facebook / Instagram / Whatsapp
Endereço electrónico : - casasprefabricadadasemodulares@gmail.com
#casas #casasmoveis #casasdemadeira #lsf #minicasas #minicasasprefabricadas #casasmodulares #casaspassivas #casamoderna #casasmoveis #garagem #minicasas #casassobrerodas #vantagens #contentoresmaritimos #casasecofriendly #cabanas #madeira #house #durabilidade #manutenção #emprestimo #credito #altaqualidade #personalizáveis #sustentável #ecológico #resistente #construção #casasprefabricadas #casasprefabricadasemodulares @nuno_miguelgarrido @casas_pre_fabricadas_modulares







Comentários
Enviar um comentário